Durante os quase oito meses que passei estudando o francês, percebi algo: O francês não é difícil. Por favor, corrijam aqueles que disserem que o francês não é fácil, porque certamente está entre as línguas mais fáceis de se aprender (ainda mais para um brasileiro). A pronúncia é fácil de pegar, várias palavras são parecidas em português e existe uma quantidade considerável de pessoas que falam, então... É, você está a salvo.
Mas tem uma coisa no francês que sempre acaba com o prazer de estudá-lo: Aprender a ouvir. O problema do francês está em quando os nativos dessa língua começam a falar. É tudo muito rápido, embolado e eles têm essa "mania" de comer palavras. Me corrijam se eu estiver errado, mas creio que essa seja a parte mais complicada do francês.
Não sei quantas vezes me pediram para traduzir alguma coisa que um nativo disse e eu respondi "Euh...". Entretanto, quando converso com alguém que está apenas aprendendo a língua (principalmente com aquelas que não são 100% fluentes ainda ) a situação fica muito mais fácil. Assim como no português não fazemos muitas pausas, um nativo do francês não as fará e isso vai complicar muito, mas muito a sua compreensão.
Isso significa que não importa quanto você treine a pronúncia do francês, meu chapa- Vai ser muito mais fácil você aprender a ouvir... Ouvindo.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"eles têm essa "mania" de comer palavras. "
ResponderExcluirNós fazemos isso, americanos fazem isso.
Apesar de não estudar francês no momento, eu concordo com você quando diz que aprender ouvindo seria mais fácil, na minha opinião e nesse tempo de aprendizado do inglês e após ler muito( nem tanto) a respeito sobre o aprendizado de idiomas, ouvir é o caminho natural do aprendizado, é assim que aprendemos até nosso idioma materno, é claro que não é para se ficar ouvindo uma rádio em um idioma que você não compreende, mas audio + texto é uma forma excelente se aprender, de inicio certamente vai ser custoso, mas a repetição, o contato com o idioma, ouvindo e ouvindo mais e mais, o que chamo de imersão no idioma vai fazer qualquer uma melhorar a compreensão auditiva e todas as outras áreas do processo de aprendizado.
Leitura e escrita são mais fáceis devido ao cérebro nos ajudar, devido ao tempo que temos para pensar e até mesmo fazer aquela velha tradução para expressar o que queremos dizer ou entender o sentido de uma sentença inteira mesmo conhecendo apenas 2 ou 3 palavras.