Algo que sempre me incomodou na maioria das pessoas é a ideia que elas têm acerca de certos conceitos, como "inteligência", "aprendizado" e "capacidade". Dos pouquíssimos meses que tirei para pensar mais profundamente sobre a vida, pude checar a meus próprios conceitos. E eles têm valido a pena, isso eu tenho certeza.
Read more
Primeiramente, odeio a utilização do termo "inteligência". Essa palavra me incomoda e raramente a utilizo. Geralmente esse termo é atribuído às pessoas, e de uma forma muito errônea. Numa sala de aula é muito fácil identificar os "burros" e os "inteligentes". Rapidamente atribuímos qualidades desmerecidas a certas pessoas e rotulamos outras de forma injusta. Em vez de inteligência, gosto de utilizar a palavra "inteligibilidade". Não apenas ela em si, mas todos os preceitos e meios que te levam a adquiri-la.
A segunda definição que as pessoas não costumam procurar é "aprendizado". Aprendizado não tem nada haver com aquilo que chamamos de capacidade. Não, está muito além. Engloba desde os métodos utilizados pelos instrutores até a motivação dos alunos, tão como as formas das quais eles utilizam para alcançar aquilo que realmente desejam.
E por último, mas não menos importante, a "capacidade". O que é capacidade para você? Você é capaz de aprender a tocar um instrumento ou a falar outra língua? É muito comum sermos conduzidos a esse caminho, até mesmo pela própria sociedade e a forma da qual ela impõe suas definições. Mas a questão é que capacidade é um termo muito mais complicado do que as pessoas geralmente pensam. Ela abrange toda uma questão que usa da situação e da motivação do indivíduo para chegar a um consenso. Isso quer dizer que "capacidade" é só uma palavra usada para rotular aqueles que se diferenciam dos outros por utilizarem de sua motivação e de seu amor por um certo algo para alcançar aquilo que realmente desejam.
E no quesito "línguas", a situação não é nada diferente. Rotular-se como burro ou incapaz é um corte momentâneo para a sua auto-estima. Ao ponto em que atribuímos esses conceitos às nossas vidas estamos desperdiçando chances inimaginavelmente prazerosas e que realmente valem a pena. Essa concepção se aplica da mesma forma a tudo.
Além de utilizar dessas definições entregues já prontas a você, é importante: tornar-se inteligível (não inteligente, mas inteligível, capaz de adquirir conhecimento) através de seus próprios métodos; descobrir a forma mais efetiva de aprendizado, até porque nem todos aprendemos da mesma forma; estarmos tomados de motivação, determinação e capacidade (aqui sim podemos usar a palavra capacidade) de ver aquilo que realmente queremos.